VIA LATINA

É preciso avisar toda a gente

Anúncios

Hoje, vivemos com um grande défice de informação credível e, em especial, baseada em factos concretos. Vivemos um tempo do parece, foi dito e, por aí fora. Há muita falta de rigor. Por isso, é que o MEDO e o PESSIMISMO passam e se instalam tão facilmente na opinião pública.

Ouvi, no espaço de uma semana, duas personalidades da nossa praça, um jornalista (António Peres Metello) e uma deputada europeia (Ana Gomes) a dizerem coisas diferentes mas curiosamente convergentes. O primeiro, dizia que tem que se acabar com o Medo e olharmos para o que já foi feito (exemplo do aumento do PIB, algo que não era previsível), para ele é claro que há uma agenda que favorece este estado de coisas. A segunda, sublinhava o facto de só existirem na Europa três países socialistas: Portugal, Espanha e Grécia e, alertava para a forma como estes países estão a ser tratados. São dois alertas para nos ajudarem a ver melhor o que se passa e a lermos nas entrelinhas. Assim, está cada vez mais actual a cantiga que a dado momento diz:

(…)

É preciso avisar toda a gente
segredar a palavra e a senha
engrossando a verdade corrente
duma força que nada detenha.

(…)

Ana de Sousa

Anúncios

Anúncios